The 10 most beautiful road cycling routes in Algarve
Queres fazer a tua Volta ao Algarve?
Se és entusiasta ou amante do desporto, sabes decerto que a Volta ao Algarve é um dos acontecimentos desportivos mais relevantes a nível nacional. Onde célebres ciclistas profissionais competem pelos melhores tempos, numa prova que tem ganho grande destaque. Seja qual for o ritmo de pedalada que queiras imprimir à tua Volta ao Algarve, vais sempre sair a ganhar! Espreita connosco mais informação e escolhe os percursos que pretendes fazer. Decerto que vais ter sempre razões (de sobra até) para ir e voltar às estradas algarvias.
Photo: Mike Finn, CC BY, Wikimedia Commons
3 boas razões para fazer ciclismo de estrada no Algarve
A região algarvia oferece aos ciclistas de estrada a oportunidade única de observarem paisagens fantásticas que passam do mar azul ao campo verde. Sempre (ou quase sempre) em clima solarengo, praias encantadoras, falésias esculpidas pelos deuses que, juntamente com as formações rochosas e grutas pitorescas, enfeitam o litoral algarvio quase de uma ponta à outra. Mas também podes fazer-te à estrada para conhecer parques naturais, montanhas, serras, estradas rurais, bem como riquezas históricas e culturais que fazem parte do património das aldeias, vilas e cidades algarvias. Características ótimas para a prática do ciclismo de estrada.
A rede de percursos para ciclismo de estrada nesta região está organizada por três zonas: a Zona Oeste que inclui os concelhos de Portimão, Monchique, Lagos e Costa Vicentina, nos municípios de Vila do Bispo e Aljezur; a Zona Central que abrange os concelhos de Faro, Loulé, Albufeira e Silves; e a Zona Este que integra a área do Baixo Guadiana e os concelhos de Tavira, Olhão e parte de São Brás de Alportel.
As rotas para ciclismo de estrada no Algarve oferecem também alguns percursos de treino desportivo em Albufeira, Faro, Portimão e Tavira, pensados para ciclistas mais experientes.
Photo: Stephane Hurbe, Unsplash
Pelo que se tens a bicicleta à porta e estás com aquela vontade de sair a pedalar, não hesites em obter mais informação connosco para valentes pedalas nesta região, que justifica qualquer ida ao Algarve.
Fica então com as nossas três boas razões para pedalares no Algarve: a Zona Este, Central e Oeste do ciclismo de estrada no Algarve.
Zona Este
Interessado em conhecer melhor Tavira, Olhão, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António? Ótimo, porque existem muitas opções a nível de ciclismo pela Zona Este do Algarve!
O Sotavento (designação dada à Zona Este) é a área mais próxima de Espanha e tem uma costa de águas calmas e quentes com praias de extenso areal, sempre com lugar para mais um! Algumas juntam-se ao Rio Guadiana e transformam-se em praias fluviais, outras separam-se pela Ria Formosa, desembocando tanto em cidades de grande tradição histórica como em pitorescas vilas de pescadores. Assim, além de mergulhos no mar e passeios de barco pelo rio, podes pedalar até aos castelos, ruínas e reservas naturais.
Zona Central
Preferes descobrir Albufeira, Faro, Lagoa, Loulé, Vilamoura, São Brás de Alportel, Silves e Quarteira? Escolhe uma das rotas da rede de percursos para ciclismo de estrada na Zona Central do Algarve. A fazer jus ao ditado popular que diz que “no meio é que está a virtude”, o centro é a região algarvia onde podes encontrar as praias mais bonitas, os resorts mais luxuosos, as lojas mais movimentadas, os restaurantes mais conceituados, os parques aquáticos mais divertidos e os campos de golf mais concorridos. Mas também é possível conheceres vilas tranquilas e (ainda) intocadas pelo turismo e baías, grutas e ilhas a que só se acede de barco.
Zona Oeste
Queres explorar a zona de Portimão, Aljezur, Lagos, Monchique, Vila do Bispo e Alvor? É só escolher uma rota entre tantas rotas do Barlavento (nome dado à zona ocidental do Algarve), disponíveis na rede de percursos para ciclismo de estrada do Algarve.
Terás a oportunidade única de conviver com a paisagem litoral rochosa da Zona Oeste do Algarve, sempre recortada por fantásticas falésias avermelhadas que escondem pequenas praias e oferecem vistas dramáticas, conforme te vais aproximando de Sagres. Também poderás admirar a longa extensão de costa em Portimão, observar o trabalho dos pescadores em Ferragudo, conhecer formações rochosas muito originais na Ponta da Piedade e explorar o Parque Natural da Costa Vicentina.

